terça-feira, 24 de novembro de 2009

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Conceito de Currículo e Processo de Integração de Tecnologias ao currículo.

Currículo e ensino não são sinônimos, embora sejam conceitos inter-relacionados. A elaboração de um currículo depende diretamente da concepção de conhecimento, ensino e aprendizagem que se tem.

O currículo tem sido orientado à transmissão de conhecimentos socialmente válidos e resultante de uma seleção organizada intencionalmente com o objetivo de que o aluno alcance determinados resultados. No entanto, o desenvolvimento do currículo na realidade da escola e no contexto da sala de aula vai além das grades curriculares e envolve toda a escola, a vida dos alunos, o entorno escolar, os acontecimentos locais e globais que interferem no sistema de relações estabelecido na dinâmica do processo educacional.

Novas tecnologias surgem a todo o momento e nos deixam com a sensação de que estamos sempre a recomeçar. Rever nossos conceitos e práticas significa recontextualizar o que construímos em outras situações, isto é, ressignificar o que já possuía algum significado anteriormente construído ou tomar consciência de hábitos automatizados sobre os quais deixamos de refletir. Afinal, somos seres inconclusos e em constante processo de aprendizagem.

Vale aqui lembrar o que Paulinho da Viola traz em música:

"A toda hora rola uma estória

Que é preciso estar atento

A todo instante rola um movimento

Que muda o rumo dos ventos."

Com essa idéia de mudança, podemos destacar o que Paulo Freire deixou registrado em inúmeras palestras: “Há necessidade de sermos homens e mulheres de nosso tempo que empregam todos os recursos disponíveis para dar o grande salto que nossa educação está a exigir”.

A utilização das tecnologias e mídias potencializa a construção de redes de conhecimento e comunicação, bem como o desenvolvimento de projetos voltados para compreensão e resolução de problemas da realidade.

O uso das tecnologias e mídias no desenvolvimento de projetos favorece uma nova visão educacional ao:

Considerar a escola como um espaço privilegiado de interação social, integrada a

outros espaços de produção do conhecimento;

promover a colaboração e o diálogo entre alunos, professores, gestores e

comunidade;

construir pontes entre conhecimentos, valores, crenças, usos e costume;

desenvolver ações em prol da transformação individual e social;

identificar o currículo construído na ação, por meio da análise dos registros digitais.


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